12 dic 2013

Sistema Interamericano avanza en el debate sobre la responsabilidad de los estados de origen de las empresas

 


Mecanismos regionais :: um caminho para a justiça?

Sistema Interamericano avança no debate sobre a responsabilização dos Estados de origem das empresas

 

O primeiro painel do II Fórum da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos foi dedicado ao debate dos Princípios Orientadores e de sua aplicação no nível regional. Representantes do Conselho da Europa, da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), da Comissão Africana de Direitos Humanos e dos Povos e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) apresentaram sua visão sobre os avanços normativos nos sistemas regionais em matéria de responsabilização de Estados e empresas por violações cometidas pela iniciativa privada. As ações ainda são incipientes, mas mostram que há um caminho factível para pessoas e comunidades em busca de justiça.

Comissão Interamericana

Maria Claudia Pulido, da CIDH, destacou o espaço que se abriu no órgão durante o último período de sessões, entre outubro e novembro de 2013, para discutir a responsabilização dos Estados pela atuação de agentes privados.

Um bom exemplo foi a audiência regional sobre a Situação de direitos humanos das pessoas afetadas por mineradoras nas Américas. Na ocasião, foram apresentadas diversas denúncias de violações de direitos humanos cometidas por empresas e se buscou a responsabilização dos Estados envolvidos – tanto daqueles onde as violações aconteceram, como dos que abrigam a sede das corporações transnacionais envolvidas.

Para os representantes de entidades de defesa de direitos e movimentos sociais da América Latina presentes na reunião, os vínculos profundos entre Estados e empresas ficam evidentes no trabalho das missões diplomáticas, na concessão de financiamentos, na pressão para que se adotem regras ambientais e trabalhistas favoráveis e, ainda, nas ajudas internacionais e empréstimos aos países de destino das corporações. Segundo eles, essa relação íntima gera uma responsabilidade compartilhada pelas violações.

ONGs e movimentos sociais expuseram na CIDH os vínculos profundos entre Estados e empresas
CIDH
Durante a audiência na CIDH os comissionados formularam perguntas sobre possíveis vias de argumentação jurídica que poderiam embasar a responsabilização dos Estados de origem no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Durante os comentários, destacou-se o caso das mineradoras canadenses, acusadas de perseguir defensores de direitos humanos em diversos países da América Latina, em particular na Guatemala.

Fuente Fundación para el Debido Proceso - DPFL y CONECTAS:  http://dplfblog.files.wordpress.com/2013/12/traduccion-dcto-conectas1.pdf
http://conectas.org/pt/acoes/empresas-e-direitos-humanos/noticia/8506-mecanismos-regionais-um-caminho-para-a-justica

No hay comentarios:

Publicar un comentario